sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

ZONAS VERDES em Leiria

Hoje telefonei para a secção/departamento das "zonas verdes" da Câmara Municipal de Leiria.
Pretendia que me dessem uma informação sobre o nome das árvores plantadas no separador central da Avenida Sá Carneiro, a que vai da rotunda a seguir à ponte do mesmo nome (zona do Hotel D. João III e Centro Comercial 2000) até à zona do Planalto.
E disseram-me que há três variedades de árvores:
1) prunus pisardii
2) grevíllea
3) ameixieira

Entretanto, tenho conhecimento da existência de um trabalho em formato digital, tipo multi-media, bem concebido, diga-se, mas que, naturalmente, sendo edição de 1992, já está muito desactualizado.
Enquanto a Câmara Municipal não se decide por uma nova edição, útil em todos os aspectos, vou manter, neste blogue, uma área de observação das zonas verdes, árvores, arbustos e flores, que existem em Leiria, particularmente na cidade.
-
1) prunus pisardii
Consultada a Net:
Duvido que esta seja uma das árvores em referência. Tenho que obter a confirmação... (26/1/2007)


-

Li esta informação no sítio (dias-com-arvores.blogspot.com , o melhor blogue sobre árvores que eu conheço):

Descobrir o nome das árvores e "acertar" com a sua classificação é uma aventura verdadeiramente apaixonante. Comigo começou apenas há pouco mais de cinco anos e foi motivada justamente pela curiosidade acerca da razão de ser dos nomes de algumas árvores. Desde essa altura (até então andava completamente absorvida por outra paixão também de foro linguístico digamos assim...) comecei por descobrir o nome das árvores da minha rua (como era possível viver há 17 anos num sítio e não saber como se chamavam essas árvores!? acontecia comigo e creio que com quase toda a gente), do bairro, do jardim ... e sempre que descubro uma árvore da qual não sei o nome, não sossego!Para se identificar uma árvore começa-se pelas folhas e eu, que nessa altura me iniciava também no mundo fantástico e independente da fotografia digital comecei a fotografar folhas e árvores e árvores e folhas ...A decoberta dos instrumentos necessários para a identificação das espécies é também muito interessante (horas e horas nas livrarias e nas bibliotecas e posteriormente na internet): livros principalmente e para confirmação ou outra informação adicional, sites da internet. Há alguns manuais básicos de boa qualidade e a sua aquisição é, na minha opinião, o primeiro passo. Em língua portuguesa sugiro, por exemplo, e para começar, Árvores de folha caduca da Everest Editora que edita uns livrinhos muito bem feitos, na sua secção de manuais e livros práticos. Decerto haverá outros em língua portuguesa mas para já foi o que me ocorreu ;-)

(posted by manueladlramos : 28/6/05 16:42 Nota pode ser consultada no post, já linkado acima).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim