domingo, 25 de julho de 2010

ALEXANDRE HERCULANO NO 1º CENTENÁRIO


Esta placa toponímica e evocativa do 1º Centenário do nascimento de Alexandre Herculano encontra-se depositada (Junho de 2010) no Castelo de Leiria, no chão, juntamente com outros trabalhos de alvenaria, antigos, logo a seguir ao Portão de entrada principal.

Uma simples e mera sugestão poderíamos ser tentados a formular: agora, que decorre o ano de 2010, em que se está a comemorar o bicentenário de Alexandre Herculano, porque não dar um uso mais adequado a esta placa?
Porque não recolocá-la no seu poiso original, no próprio "Largo Alexandre Herculano"? Claro que seria honroso para a própria cidade de Leiria, que, ao lado desta placa fosse colocada outra placa ou outro tipo de evocação à data do bicentenário do nascimento de tão ilustre personagem da história e das letras portuguesas!

Se bem atentarmos nos pormenores do que está escrito nesta placa, verificamos que se faz referência à data de 28 de Abril de 1910. Na verdade, Alexandre Herculano nasceu em 28 de Março de 1810. É evidente que se poderá dizer que aquela data se reporta à data em que a evocação foi proclamada em Leiria. De qualquer modo, fica a suspeita de que alguém se terá distraído quando deu por concluído o trabalho. De notar que esta placa esteve colocada no próprio Largo em referência. Durante quanto tempo não tenho elementos disponíveis para precisar.

No ensejo desta nota evocativa de Alexandre Herculano é oportuno referenciar-se que:
"- Na parede do átrio do Teatro D. Maria Pia foi colocada uma placa comemorativa do 1º Centenário de Alexandre Herculano, como consta da acta da reunião realizada em 6.5.1910." João Cabral - Anais do Município de Leiria, vol. II - 2ª Edição 1993, CMLeiria.
Posted by Picasa

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim